Apresentação:
Atividade 1: Se não for possível imprimir, ajude o aluno a copiar o poema no caderno (após registrar o cabeçalho), faça o desenho de uma xícara e escreva apenas as consoantes como na atividade. Deixe que o aluno complete com as vogais. Estimule a criança a falar a palavra XÍCARA prestando atenção ao som das vogais que ela pronuncia. Vocês podem contar com palmas cada sílaba da palavra e identificar a vogal.
Atividade 2: Se não for possível imprimir, ajude o aluno a copiar no caderno e a responder. Siga as instruções dos enunciados.
Atividade 3: Vamos reforçar os estudos de subtração. Se não for possível imprimir, ajude o aluno a copiar no caderno. Use as imagens como auxílio para efetuar as contas.
SUGESTÕES PARA ALUNOS QUE AINDA APRESENTAM DIFICULDADES EM ESCREVER NO ALINHAMENTO DO CADERNO
No início das aulas, percebi que algumas crianças ainda apresentavam dificuldades no uso do caderno. Isso é normal nessa fase, mas é preciso estimular o aluno para desenvolver essa habilidade. É a prática que vai ajudar o aluno a aprender. Incentive-o sempre com exemplos e apoio visual. Veja algumas dicas para ajudar o aluno:
DICA 1: Faça quadradinhos com caneta e peça para o aluno copiar dentro uma letra por vez da palavra ou do próprio nome da criança.
Exemplo:
Faça o registro acima no caderno para o aluno treinar. Pode usar outras palavras ou também pode fazer os quadradinhos para o aluno copiar o cabeçalho todo dia. Com o tempo retire os quadradinhos e deixe o aluno seguir a linha do caderno.
DICA 2: Confeccionar uma "régua vazada" com o exato espaço das linhas do caderno para o aluno usar de apoio por um tempo. Lembre-se: é apenas um apoio temporário com objetivo de treinar a noção espacial do aluno para o uso do caderno. Veja como funciona:
Esse modelo de "régua vazada" pode ser confeccionado utilizando uma lâmina de radiografia, como na foto abaixo, do tamanho da folha do caderno e com a mesma medida das linhas ou em papel cartão com cores que contrastem com o fundo branco da folha de caderno. Outros materiais podem ser usados, como o papelão. Veja o exemplo:
Bons estudos!
Lembre-se de comentar o nome completo do aluno para acompanhamento da participação nas aulas.
Gabriela Pinto Soares dos santos
ResponderExcluirAna Vitória da Silva Moreira
ResponderExcluirKayqueh Miranda Gomes
ResponderExcluirKamilly victoria cordeiro da silva
ResponderExcluirMiguel da Silva dos Santos
ResponderExcluir