Atividade 1: Para iniciar, vamos relembrar o alfabeto: o nome das letras e o "som" de cada uma.
Preste atenção especial quando aparecer a letra J.
Assista ao vídeo.
Atividade 2: Primeiro, o aluno deve registrar no caderno de aula o cabeçalho.
Em seguida, pesquise, recorte e cole no caderno palavras com a letra J. Se não for possível recortar e colar, pode ajudar o aluno a escrever. Leia para o aluno cada palavra, peça que encontre a letra J e que nomeie as vogais que aparecem em cada palavra. Esse "estudo" da palavra auxilia no processo de leitura e escrita, possibilitando uma reflexão sobre a linguagem escrita.
Atividade 3: Realizar a atividade abaixo. Ajude o aluno a identificar e circular no texto palavras com a letra J. Se não for possível imprimir a atividade, o aluno pode copiar no caderno e responder.
Ajude o aluno a ler a "família" silábica da letra J, explicando o "som" que faz quando junta a letra J com cada vogal. Em seguida, ajude o aluno a ligar corretamente cada figura a seu nome. Deixe que ele tente sozinho, usando estratégias próprias. Exemplo de estratégia para encontrar a escrita da palavra: peça que fale o nome da figura e perceba qual a primeira sílaba, depois procure a escrita dessa primeira sílaba na coluna das palavras.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES CASO O ALUNO TENHA DIFICULDADES EM IDENTIFICAR A LETRA J.
Se não for possível imprimir, o responsável pode copiar no caderno para o aluno responder.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ALUNO QUE AINDA APRESENTA DIFICULDADES EM ESCREVER NO CADERNO SEGUINDO O ALINHAMENTO.
Se não for possível imprimir, o responsável pode copiar no caderno para o aluno responder.
Delimitar o espaço para copiar cada letra da palavra é um exercício que ajuda o aluno a escrever seguindo o alinhamento do caderno.
Gabriela Pinto Soares dos santos
ResponderExcluirGabriela Pinto Soares dos santos
ResponderExcluirRebeca martins de souza
ResponderExcluirMaria Laura Ferreira da Silva
ResponderExcluirAna Vitória da Silva Moreira
ResponderExcluirMiguel da Silva dos Santos
ResponderExcluir