quinta-feira, 30 de julho de 2020

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O DIA 30 DE JULHO

Olá, turma! Espero que todos estejam bem!

Hoje vamos conversar sobre os lugares nos quais passamos a maior parte do nosso dia, ou seja, os lugares em que vivemos. 

Para iniciar os estudos, registre o cabeçalho no caderno de aula. Veja o modelo:

E. M. MARINETE C. DE OLIVEIRA.
DATA: 30/07/2020
PROFESSORA: ANA PAULA
ALUNO (A) _______________
X

Atividade 1:
Quais locais aparecem no mapa? (FARMÁCIA - IGREJA - SUPERMERCADO - PRAÇA -HOSPITAL - ESCOLA). Peça que o aluno diga quais desses locais costumava frequentar antes da pandemia e que os descreva.
Exemplo: O aluno frequenta a escola. Peça que diga como é sua escola, o que ele faz na escola, com quem ele convive nesse lugar e o que ele mais gosta de fazer lá.






Atividade 2: Peça que o aluno pense em pelo menos 3 lugares nos quais ele passava a maior parte de seu dia antes da pandemia e que os descreva. Em seguida, peça que o aluno desenhe os seus  lugares de maior vivência no caderno abaixo do cabeçalho. Ajude-o a escrever o nome de cada lugar.
Exemplo 1: Minha casa, casa da minha avó e na escola/ Exemplo 2: Minha casa, na praça e na escola/ Exemplo 3: Minha casa, na igreja e na escola.

Aproveite esse momento para explicar novamente ao aluno que estamos vivendo um período de pandemia e por isso tivemos que mudar alguns hábitos e deixar de frequentar alguns locais de vivência. Agora, o lugar mais seguro para ficarmos é em nossa casa. Sair só se for necessário e com uso de máscara. Logo isso vai passar e poderemos frequentar os locais que costumávamos ir antes do perigo de contágio da covid-19. 

Atividade 3: Observe o mapa do bairro onde Gregório vive:
Slide Plano Aula


Dê as seguintes orientações ao aluno:Gregório mora na Rua dos Cravos e quer visitar sua avó que mora na Rua das Rosas, em frente ao Campinho. A casa da avó de Gregório tem um cachorrinho no quintal.  

Deixe o aluno identificar no mapa as referências : CASA DO GREGÓRIO - CASA DA AVÓ DE GREGÓRIO - CAMPINHO - CACHORRINHO.

Depois, peça que o aluno pense e descreva oralmente o melhor e mais seguro trajeto para Gregório fazer até a casa de sua avó. Permita que ele explore o mapa visualmente ou, até mesmo usando os dedos. Incentive-o a usar as características dos estabelecimentos e pontos de referência (padaria, prédio, supermercado, etc) e as orientações espaciais (direita-esquerda-frente-trás). Por exemplo: ele passará em frente à padaria e seguirá pela rua das rosas.

Atividade 4: Ajude o aluno a desenhar um mapa com o caminho que ele faz de casa até a escola. Não esqueça de desenhar os estabelecimentos e a rua que fazem parte desse caminho.


Bons estudos!
Lembre-se de comentar com o nome completo do aluno para acompanharmos a participação. 

Um comentário: